O Equador tem os seus 13,8mi de habitantes com o rosto cansado de lutar pelos seus direitos básicos.
A história do país é super cansativa! Tudo é difícil, tudo tem que ser na raça, mas muito mais do que no Brasil! É que não dá uma trégua! Não há uma luz ao final do túnel... Mas há esperança!
Desde a época da colonização, passando pela “Grã-Colombia” de Bolívar, com 53 anos de fronteiras provisórias em seu CV, perdeu território para Colombia e Peru, golpes militares, mas a esperança chegou: acharam petróleo na Amazonia Equatoriana!!!!!! O problema foi que, 20 anos depois, um terremoto cancelou as exportações do escurinho por tempo ilimitado.
Olha a cobraaaaa.... é mentiraaa!!!! É nesse vai-e-vem que os equatorianos vivem!
A economia já sofre massacres há um bom tempo! Corrupção, erros e mais erros até já alcançaram morte da moeda local em 98. Agora é Dolar Americano! Uhu... aí sim, hein?!
Mas a população continuou com manifestações... em pleno 2000 e a luta continua? Pois é... com golpe de estado e tudo! E não foi um só não, foi em 2000, 2003, 2005, mas agora o Excelentíssimo foi eleito democraticamente e reeleito, o que é mais impressionante!
Mas que se cuide hein, “Sr. Cachorrito de Fidel”... já andei assistindo umas manifestações na rua do parque...
Enfim, a luta continua mesmo! É bonito ver o patriotismo em ação!
E com isso tudo, o povo ainda é lutador, feliz e receptivo, a comida é ótima, os vulcões, o artesanato e as lhamas são encantadores, a altitude cansa mesmo, as lendas e os centros históricos de cada cidade são dignas de um “Patrimonio de la Humanidad”.
Um pouquinho de Quito
Nenhum comentário:
Postar um comentário