quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Feriado no Equador: CUENCA!

A viagem começou no aeroporto de Quito, onde fiquei sabendo que eu comprei a passagem errada! Ao invés de Cuenca, comprei para Guayaquil! E pior, fiquei com a passagem 4 dias em mãos e nem olhei! Mas o milagre aconteceu e conseguimos trocar, mesmo sendo um feriadão por aqui!

Agora, imaginem o que é chegar no aeroporto e ver que sua passagem está para outro lugar! Eu nunca ouvi falar que isso tenha acontecido com alguém!

Enfimmmm.... não adianta perguntar o que aconteceu porque eu não sei explicar! E melhor, o vôo atrasou 57min, isso porque a viagem é de 30min. Ou seja, ía e voltava e a Aerogal ainda estava no embarque!

Assim começou CUENCA...

Mas eu não me irritei não! Fiquei tensa com tudo, mas me divertir no aeroporto! Para o bom viajante o que vale é chegar, não importa como!

CHEGAMOS EM CUENCA!!

Cidade pitoresca, com um toque de Paraty, um ar de Ouro Preto, mas com a genética fortíssima de Equador. Paraíso da arquitetura!


Cuenca é mais alegre do que Quito, mas também tinha muitos turistas! Parecia ser mais aberta, mais informal! Não sei se é sempre assim, mas é cheia de estudantes espalhados nas várias universidades da cidade! É a típica cidade de universitários! Bares, bares e mais bares, com direito a musica ao vivo e balada forte! Em Quito, isso já mais artificial, lá não, a galera na rua, mudando de bar em bar, fazendo esquentas, after... super animadinhos!

Tinha festas populares pela rua, banda militar no coreto da praça, festas todas as noites (Halloween, a cidade estava cheia de diabinhas, anjinhas, monstrinhos, piratas, indinhos).

De típico tinha: Colada Morada (bebida das fiestas de los muertos, de amora com algo, forte, mas sem álcool), Guagua (que significa criança em Quechua, são pães coloridos em forma de crianças, sem graça...), MotePillo (prato de milho com milho e queijo, não entendi nada, mas era legalzinho), Cuy (é como um Porquinho da Índia assado, não experimentei). Pueblos comerciais rodeando a cidade, artesanatos em prata, couro e palha! E as adoráveis lhamas (brincando com poodle).

Além disso, Cuenca é a cidade do chapéu do Panamá! Pois é, o famoso chapéu do Panamá é feito no Equador!

Nesse feriado, a cidade estava com os museus lotados, exposições por todas as galerias, shows ao ar livre, tudo para comemorar os 189 anos de Independência de Cuenca! Vou postar um Cuenca's Arts essa semana!

E a viagem terminou em outra companhia área na terça-feira de manhã mesmo, por questões óbvias! Mas não quero mais falar sobre isso!

¡ ¡ ¡ Cuenca ! ! !

2 comentários:

  1. Carol,
    Adorei! Tanto a descrição do passeio como o filme ficaram ótimos. E o Marcinho está muito galã!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tia, ele é um galã! E o comportamento então?! Continua um Lord!!!!

    ResponderExcluir